Notícia Oficial




segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Açude Mãe D’água de Campo Redondo está em seu nível baixo


O açude Mãe D’água, maior reservatório hídrico de Campo Redondo, alcançou seu nível crítico, ou seja, a pouca água que resta, sequer pode ser utilizada para uso humano e nem para animais.



Apesar de que o abastecimento do município é feito via Adutora Monsenhor Expedito, o manancial é ainda de grande importância, haja vista que é bastante utilizado para o consumo de animais, uso complementar na plantação de capins e hortas e limpeza em geral.



Fato este causado pela grande estiagem que castiga o município já no seu terceiro ano consecutivo, o reservatório encontra-se praticamente exaurido, contendo menos de 15% a 20% da sua capacidade máxima, que, quando reconstruído nos anos de 1981/1982 era de 3.000.000 m³.


A pouca água que resta não serve para uso humano, dado a grande quantidade de matéria orgânica em suspensão e um alto grau de salinidade ao ponto de causar micoses e irritação de pele, além de outras infecções, caso seja utilizada naquelas condições, conforme informou o extensionista da Emater Willian, que alertou, também para a necessidade de monitorar-se as condições referente ao cardume remanescente no reservatório.


Por George Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário